sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Terço Vocacional



Vocação é:
- Um chamado de Deus por meio de: pessoas,
necessidades, fatos, acontecimentos, inspiraões...
e
- Resposta da pessoa humana ao convite de Deus.

É Deus quem toma a iniciativa.
Ele nos chama pelo nome.
Ele nos confere uma missão.

Neste mês em especial
rezemos pela nossa vocação,
e peçamos a Deus que suscite em nosso
coração a disponibilidade de
atendermos ao seu chamado a:
Vocação Leiga,
Vocação Presbiterial (padres e diáconos)
e a Vocação a Vida Consagrada.

Em cada Mistério pare, se questione, reflita...



SANTO TERÇO - MISTÉRIOS VOCACIONAIS

 Iniciemos em nome do 
Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Rezemos o Creio,



Primeiro Mistério:


A BUSCA

Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: ’A quem procurais? Responderam-lhe: “Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele disse: Vinde e vede!’. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde (Jo 1,38-39). 

“Onde moras?” é a pergunta que os discípulos André e João colocavam. Ela não é mais do que a expressão de uma mesma busca que todos inquietamente fazemos: “onde está a felicidade?”. Por isso, vale sempre a pena re-colocar esta pergunta: você é feliz?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.



Segundo Mistério:


O CHAMADO

E Jesus lhes disse: “Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens. Deixando imediatamente as redes, eles o seguiram” (Mc 1, 17-18). 

Os discípulos percebem em Jesus Cristo algo de diferente, algo de autêntico e profundo e, por isso, aceitam deixar imediatamente as redes e segui-Lo. Quantas vezes ficamos agarrados àquilo que deixamos ou ao comodismo da mediocridade? E você? Já cruzou com Cristo pelo caminho? Que você tem feito perante o mesmo desafio?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.



Terceiro Mistério:


O SEGUIMENTO

Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem quiser perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la” (Mt 16,24 – 25). 

Rapidamente a resposta afirmativa ao chamamento que nos é feito por Jesus Cristo traz conseqüências: segui-Lo implica amá-Lo, e amá-Lo implica aprender a imitá-Lo. Assim, como caminho de felicidade (seja como leigos, como ministros ordenados, ou como religiosos) nos é apresentada a cruz. Você já fez a experiência na sua vida de como é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se alcança a felicidade?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.



Quarto Mistério:


A MISSÃO

 “Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10, 3-9). 

Muitas vezes, somos colocados em contextos onde há muito pouca esperança. Porque é que tantas pessoas não conhecem a alegria de saber que o reino de Deus está perto de cada um de nós? Como tem sido o nosso testemunho enquanto cristãos? Como tem sido o nosso trabalho de engajamento em nossas comunidades?

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias.



Quinto Mistério:


A FIDELIDADE

“[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim” (Lc 57-62). 

Jesus Cristo, sacerdote único e eterno, faz com que nunca se apague em nós a certeza de que só permanecendo em Ti encontramos sentido para a vida.

Rezemos um Pai Nosso e dez Ave Marias 



E vamos concluir esse nosso momento com:



2 comentários:

Cristiane disse...

OLÁ CRIS, MUITO LINDO ESTE TERÇO VOCACIONAL.SE NÃO SE IMPORTAR PUBLIQUEI-O EM MEU BLOG, E LÁ COLOQUEI SEU LINK.VENHA ME FAZER UMA VISITINHA.ABRAÇOS EM CRISTO JESUS.CRIS,JARDIM DA FÉ.

Cris Oliver disse...

Fique a vontade, flor... Ele é lindo mesmo e precisa ser passado adiante. Fique com Deus..
E EVANGELIZEMOS.... :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...